Menu

Dark Mode no Klavaro

Português
2019-05-24
2019-07-26
  • Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-05-24

Oi, tudo bem?

Antes de tudo tenho que ressaltar o quanto o Klavaro é um programa incrível!!!
    Pra ficar ainda melhor na próxima versão vocês poderiam incluir um atalho (botão) para “dark mode”, é uma sugestão minha como antigo usuário e tenho certeza de que outros também gostariam dessa implementação. Enquanto não chega alguém poderia me auxiliar, por favor, se dá pra fazer alguma modificação em algum arquivo da pasta do Klavaro pra mudar a cor do fundo e das letras? Tô querendo deixar escuro, nessa nova atualização tá ainda mais claro, completamente branco.

• Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-06-02

Olá, você pode colocar no seu arquivo "preferences.ini" estas cores, por exemplo:

[colors]
    char_untouched_fg=#f8f4f2
    char_untouched_bg=#202020
    char_wrong_fg=#fffff7
    char_wrong_bg=#800000
    char_correct_fg=#80ff80
    char_correct_bg=#202020
    char_retouched_fg=#ffcc99
    char_retouched_bg=#424140
    cursor_blink_fg=#000000
    cursor_blink_bg=#ffaa44
    cursor_unblink_fg=#f8f4f2
    cursor_unblink_bg=#202020
    text_intro_fg=#fefffe
    text_intro_bg=#302030

• Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-06-03

Oi.

Pois então eu não consegui localizar nenhum “preferences.ini” como você citou. O que eu achei foi um arquivo do tipo parâmetros de configuração com o nome de “preferences_darkmode”. Não tô sabendo como alterar clico em abrir e ele abre no Bloco de Notas e o programa continua com fundo branco. Por favor, faz um mini tutorial para mim. Não sou programador, consequentemente não entendo muito disso.

PS: Acabei de baixar esta nova versão que você disponibilizou e junto com o Klavaro tá abrindo um Prompt de Comando que se fechar ele o Klavaro fecha junto. Outra coisa que acabei de notar é que o botão que desliga aquele barulhinho chato de quando a gente erra sumiu, então quando eu erro fica o barulho “TLUURUM!” E não dá para desativar.

Last edit: Bueno Breno 2019-06-03
  • Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-06-06

Ok, então você enstá no Windows. O Prompt de Comando é só para mostrar mensagens, assim fica mais fácil se ocorrer algum problema, a pessoa ter uma indicação do erro, eventualmente.

Aqui no Windows 10 a que tenho acesso, a pasta de configuração fica assim:

C:\Usuários(nome do usuário)\AppData\Local\klavaro

Em outros Windows isso pode mudar. Então a melhor forma é tentar buscar "preferences.ini" na caixa de busca do próprio Windows, tipo, pesquisar documentos, no explorador de arquivos.

Com relação ao ruido chato, eu pensei em desabilitar por isso mesmo (ele ser chato), mas esqueci de desativar automaticamente. Vou fazer nova versão para corrigir, ok? Por enquanto, para desabilitar, deve-se editar o tal arquivo "preferences.ini", onde tiver um texto assim:

tutor_beep=true

Deve-se trocar por:

tutor_beep=false

• Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-06-06

Estava pensando aqui, se ninguém reclamar do desaparecimento do botão de "bip", fica um espaço interessante para se colocar o botão de "Dark Mode".

• Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-06-07

Oi, Felipe, boa noite!
    Cê tá bem?

Acho uma boa ideia substituir o botão do “bip” por um “Dark Mode”, mas seria bom escurecer o menu principal também. Nossa eu super me senti programador fazendo as alterações conforme orientou haha. Deu tudo certo! Também troquei o tutor_beep de true para false e o barulhinho chato parou. Meu Deus do céu eu sou tipo um hacker agora. Sei que não é para tanto, mas minha sensação foi tipo isso kk.

Eu posso até não ser programador, mas tenho pelo menos um mínimo de senso lógico. Então eu entendi a lógica básica por trás da mudança de cores e pesquisei sobre hex color. Assim consegui deixar o Klavaro exatamente com as cores que eu sempre quis. UHUUUUUU!!!

OBSERVAÇÃO: Só não gostei que o entorno infelizmente não dá para mudar. Ao redor dos exercícios e também no menu principal fica branco. Quero mudar o entorno e o menu principal também. Assim terei controle absoluto sobre as cores no programa MUAHAHAHA! Providencie isso aí, oh criador. Por favor, por favor, por favor!

Tenho uma outra observação. Como se trata de um programa de digitação que tal excluirmos o uso do mouse de vez no programa?! Percebi que no menu principal dá para navegar por todas as opções apenas utilizando as teclas do teclado e que nos exercícios se eu teclar Alt aparece sublinhado por baixo e funciona como um clique do mouse, mas para configurar a fonte fica dependente do mouse. Não tem esse macete do Alt. No Curso Básico não tem um atalho para avançar e retroceder as lições, em Fluidez também não tem para almentar ou diminuir os parágrafos, em ambos é necessário ir lá em cima e clicar no “-” ou no “+”. Outra coisa que reparei é que na introdução, a letra que fica sublinhada no macete do Alt é a letra “s” para avançar para o passo seguinte, porém é recomendável que o dedo anelar pressione a tecla Alt, só que o dedo anelar também é recomendado para a tecla “s” então fica inviável pressionar esse atalho corretamente justo na introdução que tem o intuito de instruir corretamente aonde cada dedo vai kk.

Ah, outro adendo Felipe por favorzíssimamente me passa seu e-mail de contato. Seu programa me ajuda já faz um certo tempo, contudo só agora eu descobri este fórum do Klavaro. Gente e eu tô falando com o criador. EU TÔ FALANDO COM O CRIADOR! Isso parece até uma espécie de oração. Você (e as outras pessoas envolvidas com este programa) me ajudou demais! O Klavaro alfabetizou meus dedos. Pode deixar, quando eu ficar rico eu reformo sua casa hehe. Aos poucos estou descobrindo mais deste mundo do open source e me alegra muito ver uma galera fazendo o bem sem contar com um retorno financeiro imediato. Às vezes sem retorno financeiro algum, apenas para resolução de problemas, conhecimento e implementação. Cara, vocês são demais!

• Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-06-07

Ai, quanta coisa, kkk... Gostei de ver sua iniciativa e curiosidade, legal ter este retorno dos usuários. Vamos lá!

Tem uma dificuldade em mudar todas as cores do programa, porque não temos controle sobre tudo. A forma como ele se apresenta depende da "pele" (skin) que ele usa, e que é determinada pelo motor que gera a interface gráfica, chamado GTK. Tem uma maneira de mudar isso de acordo com o gosto do usuário, mas no Windows não sei direito como funcionaria, vou pesquisar e trago a resposta depois, ok?

Sobre os atalhos com a tecla Alt, na verdade não sei se existe recomendação para usar o dedo anelar para alcançá-la, eu acho mais cômodo usar o polegar mesmo: já que ele só fica na barra de espaço, é bom dar um pouquinho mais de trabalho para ele. A tecla da direita normalmente tem o AltGr acoplado, então não funciona com esses atalhos.

Os controles de + e - dos campos numéricos (Básico e Fluidez), esses não tem como indicar qual letra usar, mas posso incluir atalhos com a tecla Ctrl, para não conflitar com os atalhos Alt já definidos através das traduções (para cada idioma, estes atalhos mudam, de acordo com a escolha do tradutor). Por exemplo, Ctrl+R já está definido para reiniciar uma lição, estou pensando em mudar para Esc, simplesmente. Posso criar um atalho Ctrl+F para mudar a fonte também.

Grato pelas dicas!

Obs.: para se sentir mais "hacker" ainda: meu endereço de emeil você encontra nos créditos do programa. No menu principal, clicar no botão Sobre... Daí tem outro botão, Credits. Lá tem o linque com meu nome, no Windows parace que não funciona, então terás que clicar com o botão direito do mause e copiar o linque (Copy Link Address) . Ctrl-V no seu emeil e terás meu endereço, simples, não?

Last edit: Felipe Castro 2019-06-07
  • Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-06-09

Oi Felipeee!

Dá uma olhada na sua caixa de entrada que eu enviei uma mensagem para seu e-mail faz poucos minutos. Eu sou bom de lembrar as coisas, viu? Vou ficar atento nessa inclusão dos atalhos na próxima atualização. Pesquisei sobre mudar a cor da skin e me confundi todo. Nisso de ser programador/hacker autodidata eu ainda não tô muito bom. Acho que vou ter que esperar sua próxima resposta com um outro mini tutorial. Eu tô usando Windows hoje em dia, é verdade, mas como eu quero ser desenvolvedor de programas que ajudam no dia a dia igual você. — Tenho várias ideias super legais de programas e implementações que poderão facilitar e muito a vida das pessoas. — Então, se puder, quando tiver tempo na sua resposta coloca no mini tutorial como que muda a skin do Klavaro no Linux também porque futuramente eu vou mexer mais com o Linux.

Eu fui lá no botão Sobre e depois que tive acesso ao link com o seu e-mail me senti um Neo da vida que conseguiu chegar até o Arquiteto da Matrix kk.

• Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-06-20

Ok.

• Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-07-10

No Windows, o único tema que ficou razoável para mim foi o Adwaita-dark-Xfce, que baixei no linque: https://www.gnome-look.org/p/1293054/

E o único jeito de fazer o Klavaro aceitar o tema foi desempacotar o arquivo do tema e copiar o conteúdo de sua pasta "gtk-3.0" para este caminho:

C:\Usuários\nome-de-usuário\AppData\Local\

No caso deste tema, só tem 1 arquivo lá, então, ficou assim:

C:\Usuários\nome-de-usuário\AppData\Local\gtk-3.0\gtk.css

O conteúdo deste arquivo "gtk.css" é simplesmente uma linha:

@import url("resource:///org/gtk/libgtk/theme/Adwaita/gtk-contained-dark.css");

Então, você pode criar o arquivo "gtk.css" escrevendo esta linha dentro dele e copiar no caminho indicado, logicamente trocando o "nome-de-usuário" pelo nome do seu usuário no Windows 10.

Last edit: Felipe Castro 2019-07-10
  • Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-07-16

¡Hola buena persona!

Percebi os ajustes na penultima atualização 3.08. O estranho é que só lá para a terceira vez que eu abri o programa que mudou o atalho Alt + tal tecla, diferente do que era antes no idioma Português BR. Infelizmente nesta última versão 3.09 mesmo abrindo e fechando parece que você não repetiu o esquema de atalhos. :(

No geral gostei das alterações e principalmente do Ctr + f abrir o menu da fonte. Contudo eu tenho algumas observações:

(1) Por favor, volte os atalhos conforme estava na atualização 3.08. Alt + s segundo a própria apostila de digitação universal; é incorreto. Dessa forma padroniza a digitação para terráqueos e não terráqueos.
    (2) No Curso Básico é necessário um atalho para avançar e retroceder a lição sem precisar clicar com o mouse em + e - e outra coisa importante é deixar lá em cima certinho sinalizando que é Lição 1, Lição 2 e Lição tal certinho. Eu teclo ESC e só bagunça as letras. Poderia ser tipo ESC volta lição ESC + Shift avança, sei lá é só um exemplo mesmo.
    (3) Como na solicitação acima, são necessários atalhos para almentar e diminuir a quantidade de parágrafos no exercício de Fluidez.
    (4) Coloca um atalho para o botãozinho de dark mode também, por favorzeiro. Depois que eu aprendi a mudar direto lá nas preferências e escolher minhas próprias cores nem preciso mais desse botão e também não me adaptei com esse modo padrão dark. Eu, por exemplo, gosto do dark mode por ficar muito tempo na frente do computador então opto por cores mais escuras ou próximas como por exemplo as letras ficam mais opacas e nada de branco, um cinza quase preto. Mas enfim não posso ser egoísta o botãozinho pode acabar sendo útil para alguém, apesar de que eu acho que a cor branca nas letras cansa a vista (que bom que agora eu sou quase um programador e sei escolher as cores sozinho).

e...

Toquem os tambores! Bururumrumrum rum bu bu bu bu rum bu rum bu rum (som dos tambores).

Por último e não menos importante: deixar tudo escuro. Tudo mesmo.

(5) Deixar tudo escuro. Tudo mesmo.

Eu fiz do jeito que você ensinou e não deu muito certo. Eu já uso um tema dark incrível no Windows que é este aqui:

https://www.deviantart.com/eversins/art/GreyEveTheme-FINAL-Windows-10-High-Contrast-Theme-643504863

Só que ele só escurece a parte lá de cima do Klavaro. Onde tá escrito “Klavaro” e tem os ícones de minimizar, expandir e fechar a janela. Só lá. No meu Klavaro ideal toda a parte branca ficaria escura. Caso você baixe esse tema para testar (acho que você vai gostar ele é bom demais!) dá uma olhada como ele muda completamente o Bloco de Notas para uma versão dark e todos os programas do Windows. O que eu achei incrível foi no navegador Edge. INCRÍVEEEL! Fica muito confortável para mexer na internet. Ler notícias, matérias, tudo quanto é site fica escuro. Eu queria deixar o Klavaro todo escuro também só que do jeito que você me ensinou não deu certo, Felipe. Se eu não tiver metido os pés pelas mãos, claro, mas acho que não. Eu segui a receita direitinho.

PS: O que era aquela opção discurso que tinha para marcar ao selecionar o idioma Português BR na versão 3.08? Em algum lugar surge um link secreto para os discursos do presidente ou algo assim?

Muito obrigado por tudo.

• Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-07-22

Oieee, tu és um artista, deveria tentar teatro, hein? Sério, não estou brincando, hahaha... Vamos lá!

Antes de tudo, temos que esclarecer, que a partir da versão 3.08, inseri a tradução para o português de Portugal, algum patrício insistiu em fazer uma tradução específica. Então, no processo de tradução, quem traduz tem o "direito" de decidir os atalhos com Alt, pois faz parte da tradução, já que a letra escolhida deve estar contida na palavra que nomeia o controle.

(1) A tradução do português do Brasil é minha, e ela foi quem veio primeiro. Como exemplo, na janela de introdução (módulo 0), eu usei "Alt A" e "Alt S" para atalhos de "Passo anterior" e "Passo seguinte" porque remete às ações principais (Anterior / Seguinte). Já o tradutor de Portugal optou por "imitar" os atalhos do inglês (Previous / Next), só que aplicando no português, já que as letras P e N por uma (in)feliz coincidência também são encontradas nas palavras Passo e Seguinte (nada a ver, né?).

(2) O atalho já existe, você não encontrou! (rsrssr) Tenta "Ctrl +" e "Ctrl -" . Mas tem que ser o + e - do teclado numérico...

(3) Mesma coisa, "Ctrl +" e "Ctrl -"

E digo mais, na tela de "Progresso" do curso básico também valem estes atalhos.

(4) O botãozinho do "dark mode", coitado, ficou tão pequeno que não coloquei um nome para ele, por isso não tem atalho com Alt. Mas não esqueci dele não, pode usar "Ctrl A" para ele (A de cor Alternativa).

(5) O linque que você indicou é uma modificação usando o "Microsoft theming engine". Infelizmente para os usuários Windows, os programas GTK tem seu "engine" próprio, então as modificações que o Windows faz não se aplicam.

Suponho que você esteja usando Windows 10, sim? De sistema para sistema, o maior problema deve ser encontrar a pasta equivalente a esta que eu indiquei:

C:\Usuários\nome-de-usuário\AppData\Local\gtk-3.0\gtk.css

Você poderia tirar um foto da sua tela, no navegador de arquivos, assim como eu fiz aqui, em anexo. No meu caso, o usuário chama-se "ronieri". Observe que algumas das pastas são ocultas, você só encontra se pedir para visualisar pastas ocultas no Explorador de Arquivos.

Com relação ao "Discurso" ou "Fala", trata-se de uma opção para ativar o sistema de sintetizador de voz, mas tem que instalar outro programa, o "Espeak". Não testei se está funcionando no Windows...

Last edit: Felipe Castro 2019-07-22
  • Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-07-24

¡Hola de nuevo buena persona!

“Alt A” e “Alt N” que o patrício te enviou é mais legal. Segue as normas interplanetárias de digitação da apostila universal. Neste tópico eu estou focando mais na parte de deixar o Klavaro escuro, mas eu pensei nos extraterrestres de oito tentáculos, sete dedos e três unhas e segundo a minha apuração todos eles se dariam bem com o Português BR “Alt A” e “Alt N” porque o dedo anelar fica no Alt. Até mesmo os que não tinham dedo anelar concordaram que “Alt S” era um insulto. Eu já os tranquilizei e disse para eles que às vezes o criador escuta minhas preces. Só que alguns enxergam urgência no assunto e planejam inclusive uma intervenção anelar. E sim me desculpe se pareceu apenas um trocadilho tolo, mas os que mais se irritam são justamente os habitantes de Saturno.

Além de também me ajudar, naturalmente, costumo pensar nos outros quando peço uma implementação. Tadinho dos usuários que estão fora do seu sistema solar e que possuem mais de cinco olhos na cara. Se o programa tem uma baita claridade para mim imagina então para eles.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA!

Enquanto eu escrevia esta mensagem fui tentar de novo. Fucei e acabei descobrindo o que é que tava atrapalhando, mesmo eu seguindo à risca seu mini tutorial não ia de jeito nenhum e agora deu. Uhhhu! É que antes não tava descompactando direito, pois meu emulador de consoles antigos estava configurado para abrir esse tipo de arquivo. Notei agora e pesquisei como que desabilita para não abrir esse tipo de arquivo com o emulador e deu certo. :)

Nossa esse dark é super legal muito obrigado por me ensinar isso!!! Essa pastinha de gtk-3.0 o tema que eu colcoar lá funciona em tudo quanto é programa? Tipo dá para eu sair escurecendo tudo?! Meu sonho! Vou até pesquisar outros estilos dark, se tiver sugestões pode enviar. Outra coisa que demais esses atalhos que eu não conhecia “Ctrl +” e “Ctrl -” fica muito mais confortável de mexer!!!

Apesar de que eu tô um pouco triste porque você nunca mais me respondeu por e-mail... Por outro lado tô muito contente por conseguir fazer as mudanças que eu queria no Klavaro. Meus colegas com tentáculos e três unhas costumam escrever de um jeito confuso. Algo como: “aaaaaaaaasssssssssssddddddddddddeeeeeefffff ggggggggggggggghhhhhhhhhh” mas pelo menos eles sempre mantém contato então enquanto você não manda mensagem é o que tem.

Ummmmmmmm Abraçooooooooooooooooo!

Last edit: Bueno Breno 2019-07-24
  • Felipe Castro

Felipe Castro - 2019-07-24

As normas terráqueas proibem terminantemente usar o dedo anelar para alcançar o Alt: deve-se usar o polegar! Tenta que você vai ver como sua vida vai mudar completamente, vai dar um salto quântico no espaço-tempo! Pois onde já se viu ficar chorando sempre que aparece um Alt-S, Alt-W, Alt-X, Alt-L, Alt-O, Alt-ponto, porque o dedo anelar não pode ficar no Alt e nestas teclas ao mesmo tempo? Desculpe, mas não me convenceu, vou manter a tradução do português brasileiro do jeito que está.

Que bom que conseguiu usar o tema afinal! A tal pastinha gtk-3.0 só funciona para programas baseados no GTK, acima da versão 3.0! É algo bem específico, maioria dos programas no Windows não usa GTK.

• Bueno Breno

Bueno Breno - 2019-07-26

¡Holaaaaaaa!

Desculpe as muitas letras “a”. Acho que estou pegando o hábito dos meus colegas que teclam com os tentáculos. Você não está errado. Inclusive se não for o atalho mais legal está entre um dos mais TOP do Windows, o “Alt x” que junto a uma combinação de números pode formar qualquer caractere. E mesmo eu sendo um apoiador da ideologia Alt anelar não sou radical ao ponto de distorcer a realidade. Embora eu e algumas criaturas de Saturno considerarem isso um equívoco da equipe do Windows, que provavelmente também é da ideologia Alt polegar. Na verdade eu me tornei um apoiador da ideologia Alt anelar depois de experimentar um projeto que deixa o polegar esquerdo numa função mais específica. Então para minha cabeça ainda é complicado imaginar que tem gente que coloca o polegar também no Alt. Mas são tempos modernos, vou tentar abrir minha cabeça e ver esse assunto com mais compreensão.

Sobre essa pastinha gtk-3.0 nossa eu achei totalmente demais! Você é meio que o Coelho Branco em relação ao País das Maravilhas da implementação, para mim. Tenta fugir e eu vou atrás e quanto mais eu vou atrás mais descubro todas as coisas legais que existem além da superfície.

Log in to post a comment.

MongoDB Logo MongoDB